"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Castigo imposto a preso poderá se tornar crime de abuso de autoridade


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2945/11, do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que tipifica como crime de abuso de autoridade qualquer ato que atente contra direitos e garantias constitucionais e legais assegurados a presos. Segundo o autor, apesar de existirem vários estatutos normativos que garantem a integridade do apenado, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no plano internacional; e a Constituição Federal e a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84), no plano nacional, os casos de violação desses direitos são frequentes.

“O que se verifica na prática, em grande parte dos estabelecimentos penais, é a constante violação das garantias constitucionais e legais ligadas à execução das penas privativas de liberdade”, afirma Dutra.

O projeto altera a Lei 4.898/65, que regula a representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, contra as autoridades que, no exercício de suas funções, cometem abusos.

Segundo Dutra, desde o momento em que fica sob a tutela do Estado, o preso passa a sofrer ataques e a receber tratamento quase sempre execrável, incluindo os mais variados tipos de castigos. “Muitos desses abusos praticados por autoridades no exercício de suas funções favorecem ainda mais a degradação da personalidade do sentenciado no decorrer na execução penal, em um processo que não oferece quaisquer condições para o retorno à vida em sociedade”, completou.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.



Íntegra da proposta:
PL-2945/2011

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Paulo Fonte:'Agência Câmara de Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.