"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, março 07, 2012

Diretor é alvo de denúncias

Advogados, presos e agentes penitenciários relatam série de atos autoritários e até criminais em unidade prisional.

.
RICARDO VASCONCELOS
falesuper@supernoticia.com.br

Uma série de denúncias de abuso de poder e improbidade administrativa marca a gestão do responsável pelo presídio de Curvelo, na região Central de Minas. Cansados de conviver com a situação, presos, agentes penitenciários e advogados resolveram procurar as autoridades para mostrar o que acontece dentro dos quatro muros da unidade prisional comandada por José Marcos de Oliveira.

Apenas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tramitam oito processos cíveis e criminais contra o diretor, que exerce um cargo de confiança.

"Justamente por exercer esse cargo, ele deveria deixar a unidade. No entanto, isso não acontece porque ele é protegido pelas autoridades do governo de Minas. O próprio diretor deixa claro para quem quiser ouvir que tem as "costas largas" e não deixa o presídio", afirma o advogado Leandro Pereira Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, as denúncias contra o diretor tiveram início pouco tempo depois que ele foi nomeado, em janeiro de 2010. Desde então, além de advogados, presos e pelo menos 20 agentes penitenciários, que estariam sofrendo "perseguições", relatam uma série de atos considerados autoritários e até mesmo criminais, como ameaças, injúria, difamação, calúnia, assédio moral e tortura de presos.

Agente grávida
Uma das denúncias mais graves aponta que o diretor José Marcos de Oliveira teria impedido uma agente penitenciária grávida de procurar atendimento médico enquanto estava de plantão na unidade prisional, o que acabou provocando o aborto durante o serviço.
"Ela foi impedida de procurar um médico e, quando pôde sair do presídio, já era tarde demais. Ele agiu como um assassino", acusa um agente penitenciário, que pediu para não ter seu nome revelado.

Fonte: http://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.